Criptomoedas e a Contabilidade, qual a sua relação I-III? (csl)

Criptomoedas e a Contabilidade, qual a sua relação I-III? (csl)

Uma forma coloquial de explicar um tipo de criptomoedas, a mais conhecida (BITCOIN), usei o vídeo do canal me poupe da NATH. NATH era uma daquelas meninas do programa FANTASIA do SBT (NAV) Nada a ver o programa, de uma futilidade abissal.

NATH, uma menina inteligente, se tornou uma educadora financeira, dado o seu tino para economizar e formar patrimônio, por óbvio se desintegrou daquele programa banal e buscou o seu espaço no mercado de trabalho em outros seguimentos, isto posto acabei encontrando-a em razão de minhas pesquisas na internet sobre o mercado financeiro.

O propósito deste artigo é tratar do tema criptomoedas e seus efeitos na contabilidade, enfim o lugar que o contador se depara com elas é no momento da declaração do imposto de renda em especial, ou quando eventualmente consultado por algum investidor se tal criptomoeda tem tributação.

Pois bem, a própria orientação do “PERGUNTAS E RESPOSTAS DA RFB”, é que bitcoins deve ser classificada no item “99”, ou seja, outros bens.

Sim, pois bitcoin não é moeda reconhecida pelo BACEN.

Em resumo minha orientação como contador é não investir em BITCOIN ou qualquer outra criptomoedas, e não é porque eu seja um “investidor” ou CONTADOR conservador, e sim porque não existe um órgão regulatório, logo não existindo alguém que possa ser responsabilizado por uma operação sem aparente lastro legal, verdade é que a sua volatilidade é expressiva.

Poucas pessoas sabem que existem mais de 900 (novecentas) criptomoedas, só escutam falar de BITCOINS (BTC), quando se fala em criptomoedas.

No que tange a tratar este “bem” como ativo, caso uma empresa adquira e mantenha a posse, será alocada em ativos no Balanço Patrimonial, mas há que se ter uma ressalva por parte de auditores independente a informar que tal “bem”, assim como pode espelhar o valor de R$ 50.000,00 (Cincoenta mil reais), ao mesmo tempo poderá ter um valor de R$ 0,00 (Zero reais).

Artigo com foco informativo e com viés de demonstrar a relação das criptomoedas com a contabilidade.

Claudionei Santa Lucia

Contador

www.csl.cnt.br

 

Legenda:

Exchanges – Casas de Câmbio

Altcoins – Moedas Alternativas

Blockchains – Protocolos de Segurança

Coinmarketcap.com  – Ranking das Criptomoedas

RFB – Receita Federal do Brasil

BACEN – Banco Central do Brasil

 

Exemplos de Criptomoedas:

  1. Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Ripple (As mais conhecidas no Brasil)
  2. Gridcoin, Iota, Movero

 

Últimos Artigos

Conteúdo completo e atualizado sobre contabilidade